Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Particularidades dos selos de garantia do vinho do Porto

Desde a institucionalização da Região Demarcada do Douro (RDD), em 1756, que existiu a preocupação e a determinação de proteger o que viria a ser consagrada como a marca Porto, afirmando a sua autenticidade e qualidade.

A missão de certificar, controlar, defender e promover as Denominações de Origem passa por diversas ações e iniciativas, que se tornam decisivas num mercado cada vez mais exigente e competitivo, fruto da acelerada globalização a que assistimos nas últimas décadas. São disso exemplo os selos de garantia em uso há quase nove décadas que, apesar das alterações que foram sofrendo ao longo dos tempos, sempre espelharam trabalhos gráficos muito cuidados.

De registar os primeiros exemplares, onde são visíveis alguns pormenores geográficos da localização da RDD (associados a imagens icónicas como o barco Rabelo), condizentes com a identidade de toda uma região.

Na sua génese legal, datada de 18 de agosto de 1934, o legislador, para além do enquadramento regulamentar necessário, teve o cuidado de deixar evidenciado em preâmbulo de que “haveria manifesta vantagem em que toda a garrafa de vinho do Pôrto ostentasse, como título de orgulho, o sêlo de garantia (…) para os vinhos destinados ao País e para os de qualidade superior com direito ao certificado de qualidade”.

Estes selos, uma autêntica obra-prima, eram feitos “em gravura sôbre papel, e de pulsão sôbre discos de chumbo, dando-se nota a potenciais prevaricadores”, com grande destaque gráfico, de que “a reprodução deste sêlo oficial é punida por lei como falsificação de um título do Estado Português”.

Sucederam-lhe vários modelos de selos que, com os anos, foram perdendo algum detalhe gráfico, passando a ostentar o símbolo identitário do antigo Instituto do Vinho do Porto e, a posteriori, do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P., sem nunca perderem a simbologia própria da vinha, traduzida em abundantes cachos, folhagens e gavinhas.

Nota: Imagem publicada no livro Museu do Vinho de S. João da Pesqueira, da autoria de Natália Fauvrelle

Fonte: www.ivdp.pt

Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas?
Are you of legal age to consume alcoholic beverages?

Necessita ter 18 anos ou mais para navegar na nossa loja.
Confirma que é maior de idade?

You must be 18 years or older to browse our store.
Do you confirm that you are of legal age?